Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Prefácio

=======================================================================      


AGORA NO GOOGLE PLAY https://play.google.com/store/books/
- O FUTEBOL EM 11 MANDAMENTOS
onde os Mandamentos são devidamente comentados.


 As páginas que não vieram para contar causos, inventar jogadas, contestar regras, desmerecer profissionais, ensinar táticas; tampouco, com a pretensão de ser o best-seller da verdade. Simplesmente veio falar da essência do futebol, que é sua intuição pura e simples refletida pela criatividade. Dessa fonte de riqueza esportiva nasce e fulgura uma arte de fantasias e paixões graças a movimentos inesperados esbanjando genialidades. Essa magia pertence aos jogadores. São eles que fazem brotar peripécias de encantamentos nos campos de futebol. São eles que transformam o breve silêncio das arquibancadas em gritos esgoelados, em pulos incontroláveis, em risos de felicidade, em lágrimas quase imperdoáveis (quase, porque o torcedor perdoa sempre).

Dessas loucuras musculares nos membros superiores e inferiores, dessas contrações faciais exibindo ora tristeza, ora alegria, é possível vislumbrar os dois lados antagônicos e equidistantes do ponto central, o gol.

A intenção, pois, DO FUTEBOL - EM 11 MANDAMENTOS é falar:

-Dos dribles sutis quebrando cinturas,
-Das enfiadas rasteiras enganando corpos,
-Dos passes milimétricos podando gramas,
-Da coragem e dos vôos vencendo canhões,
-Da firmeza e antecipações distribuindo categoria,
-Dos lançamentos curvilíneos ameaçando cabeças,
-Dos chutes e cabeçadas mortais causando arrepios nas espinhas.

Bem como falar do gol. Do gol de placa, de voleio, de bicicleta, de calcanhar, de letra, olímpico, de chapa; enfim, de todos os gols, a razão de ser do futebol e principal maravilha de todos os estádios -  um arrebatamento cristalizado pela bola - a redonda que se deixa enfeitiçar pelos mágicos e estrelas maiores deste universo, os jogadores de futebol.

As páginas do livro vieram falar justamente de um casal inseparável, o jogador e a bola. Um dueto apaixonado distribuindo corações para todo mundo no mundo do futebol, onde o expectador se deslumbra com os artifícios da meia-lua, dos chapeuzinhos, das canetadas, dos elásticos, das pedaladas... Do gol. Enquanto ele, o jogador, orgulhosamente cria; ela, a bola, caprichosamente obedece. Quando não, é porque ao criador faltou categoria.

Em nome desse casal - responsável pelas quimeras dos campos verdes - busquei com o máximo rigor, e na maioria das vezes, fazer citações apenas de jogadores que foram e são craques, mas craques mesmos; aqueles considerados “os fora-de-série”, os sem reservas à altura; por isso mesmo, alguns lembrados em vários exemplos e condições. Todos, porém, focados tecnicamente no esplendor da forma – a que se sustenta entre os 17 e 34 anos de idade aproximadamente. Com essa exigência, também só lembrei e lembro de times e seleções alcançando os limites da força técnica, física e coletiva protegidos pela disciplina e determinação. Ao jogador e à equipe, com a bênção dos deuses do futebol, fica o registro de glórias para a posteridade.

Mas, é para a intuição criativa e bela da individualidade que as páginas do livro desvendam uma nova maneira de se ver a arte do futebol, de se perceber com mais rigor os detalhes mágicos do esporte das multidões, de se ir para os estádios e tvs sabendo que não será enganado por aqueles que se postam como craques, treinadores, jornalistas, repórteres, diretores; nem tampouco pelos próprios olhos que passam a ser bem mais aguçados.

A mais pura das intenções é colocar uma crítica honesta, justa e construtiva para que o mundo do futebol seja visto com mais desprendimento, prazer e encantamento. São críticas desprovidas de quaisquer pretensões por toda extensão de suas linhas. Linhas centradas apenas na saudação do futebol simples e belo. 


ACREDITE, VALE A PENA CONHECER TODAS AS LINHAS DO LIVRO - NO GOOGLE PLAY OU NA LIVRARIA CULTURA
https://play.google.com/store/books/
http://www.livrariacultura.com.br/

A SEGUIR APENAS OS 11 MANDAMENTOS DO LIVRO

Saudações.

=========================================================================

4 comentários:

  1. Ainda bem que " Embora possa parecer que este trabalho tenha sido direcionado principalmente aos graduados em português – não foi esta a intenção do Autor". Visto que "Além do mais, temos craques analfabetos aos milhares mundo afora." Prefeita observacao!!Foi o que me encorajou a continuar com a leitura e comenta-la.Bonito prefacio.Elegante,justo e verdadeiro.Parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, que gostaria de conhecer via mensagens. Primeiro, mil desculpas. Acabo de ler (sim, em 03.10.14) a sua postagem. Acontece que nesse longo período eu transformava o Blog em Livro 'On line" (E-book). Depois de muito, muito trabalho, e graças à minha filha, ele aconteceu. Com isso, me passou despercebido dois valiosos comentários, o seu (e um outro, agora em 18.08.14). Vou torcer muito p/vc voltar a este Blog e buscar o endereço livro; link acima, ou entrar em contato novamente..
      Obrigado.

      Excluir
  2. Boa noite!
    Meu nome é Beatriz, sou de Goiânia, e li o seu blog, inclusive baixei o livro no meu celular. A questão que me trouxe aqui novamente é que o meu avô querido foi citado neste livro, Ney Fernandes, porém ele não tem computador e nem celular com o Google Play, então eu li a parte em que era citado e ele ficou lisonjeado por tal fato. Porém ele gostaria de ter o livro, para guardar de recordação e eu não consegui imprimir para que ele lesse o livro por completo e guardasse. Eu gostaria muito de presenteá-lo em seu aniversário, no próximo dia 24, com este livro. Teria como eu imprimir? Por favor, é de grande importância para ele, e pra todos nós da família também. Desde já, agradeço pela atenção e aguardo contato. Meu e-mail é bibicarneiro@msn.com sou neta de um filho dele, Marco.
    No mais, agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. Beatriz, acabei de enviar resposta para o seu e-mail, com mil e um pedido de desculpas, por não ter lido a sua mensagem em tempo. É que, raramente tenho voltado ao Blog. Quando acontece é só para ver o nº de acessos. Os comentários, então, passavam batidos.
    Saudações

    ResponderExcluir

Todas as críticas são bem-vindas.